segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Discurso de Colação de Grau Medicina - CFP - 2015.2


Pronunciamento por ocasião da Colação de Grau do Curso de Medicina – CFP

28 de Agosto de 2015


Canto de onipotência (Augusto dos Anjos)

Cloto, Átropos, Tifon, Laquesis, Siva...
E acima deles, como um astro, a arder,
Na hiperculminação definitiva
O meu supremo e extraordinário Ser!

Em minha sobre-humana retentiva
Brilhavam, como a luz do amanhecer,
A perfeição virtual tornada viva
E o embrião do que podia acontecer!

Por antecipação divinatória,
Eu, projetado muito além da História,
Sentia dos fenômenos o fim.. .

A coisa em si movia-se aos meus brados
E os acontecimentos subjugados
Olhavam como escravos para mim!

Essa é a descrição da onipotência do poeta Augusto dos Anjos, que certamente empresta palavras para o sentimento daqueles que hoje coroam sua carreira acadêmica com a láurea de bacharéis.

O silêncio solene desse recinto não reflete suas atividades cerebrais, o silêncio ausente de silêncio de nossos corredores não faz jus a vossos méritos. Vocês não são os homens ocos, estão estufados de conhecimentos e prenhes de vontade, suas conquistas não devem terminar com um murmúrio, mas com uma explosão, para inverter a ordem do melancólico T. S. Eliott.


Caminhamos juntos nessa vossa, nossa aventura. Na jornada para o advento que o hoje representa para todos nós, juntos lutamos e trabalhamos para a garantia do sucesso da implantação de um curso de Medicina no coração do sertão Paraibano. Os servidores técnico-administrativos que os atenderam logo na matrícula, os coordenadores de curso que se empenharam em promover a organização imprescindível para um curso de qualidade, seus professores, funcionários dos mais diversos serviços de saúde, e a administração dessa Universidade sempre estiveram atentos para que esse momento pudesse chegar.

Não existe definição para o que é uma Universidade que não seja teleológica e maior não pode ser seu motto do que esse momento. A Universidade não é máquina, é um organismo de transformar pessoas e se transformar.

Nessa ação contínua, nós que aqui ficamos na Universidade somos o Virgílio de Dante, guias que nos dedicamos a fazer com que pudessem atravessar os inferos e o purgatório. Contudo não é por falta de fé que não podemos seguir aos céus, é pelo seu excesso, pela necessidade que sentimos em continuar atuando para que a sociedade brasileira possa se constituir de cidadãos conscientes e bem formados, aptos a desempenhar suas profissões e atentos para as necessidades sociais do país.

Toda a ação da Universidade é urgente, a medida em que o conhecimento amadurecido não pode ser retardado, refreado, deve se expressar em sua máxima violência. Sobretudo em um país como o nosso, carente de profissionais de nível superior e mais carente ainda de educação básica.

A coerção da ação do conhecer, do pensamento, causa prejuízo irreparável à sociedade, ao impedir a mola propulsora do engenho, da arte e da ciência de se exprimir suficientemente para que a sociedade de os saltos qualitativos necessários para as demandas de um mundo em constante transformação. Sobretudo em um país que almeja atingir a Educação Superior de Massa na próxima década, dobrando a quantidade efetiva de matrículas no Ensino Superior.

Nesse grande experimento que realizamos no laboratório da Universidade, devemos agir com o delicado cuidado daqueles que podem afetar vidas humanas, uma vez que a emergência de uma consciência cidadã nos estudantes e sua formação com a qualidade preconizada pelas leis brasileiras e pelos nossos padrões de qualidade são de inquestionável valor social.

Sinto-me honrado e orgulhoso de estar aqui nessa cerimônia, coroando suas trajetórias e marcando a etapa final para o recebimento do seu diploma. Um papel com quatro assinaturas de pessoas que se vão, mas com o nome de uma instituição que permanece.

Um produto bem feito, fino e acabado pode ser reconhecido pelo seu valor, mas será bastante mais difícil que isso aconteça sem que tenha uma certificação do processo envolvido em sua preparação. De certa forma é isso o seu diploma, não apenas a certificação de que você cumpriu as disciplinas que sabe que cumpriu e estão em seu histórico escolar, mas um certificado de que todas as formalidades foram cumpridas no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação que auferem ao conjunto de suas disciplinas um contexto maior, a finalização de um curso de Medicina segundo as normas vigentes no País, na tradição que evoluiu desde a primeira escola de Medicina do País em 1808. No futuro profissional não mais interessa a sua nota de bioquímica, interessa que você foi um membro de nossa comunidade acadêmica, da UFCG. O que me serve de escusa para que compreendam alguns périplos necessários para que tenham chegado até aqui hoje.

E nessa cerimônia, portanto, honradamente, a Universidade Federal de Campina Grande apresenta à sociedade, aqui representada pelos seus familiares, um jovem grupo de profissionais médicos, acreditando que esse grupo poderá contribuir para a construção de uma sociedade brasileira cada dia mais justa, atuando de forma ética e cidadã na sua profissão, garantindo ao nosso país e a Paraíba uma maior humanização e qualidade dos serviços médicos.

Retomando Augusto dos Anjos, que vocês possam erguer os gládios e brandis as hastes para quebrar a imagem de seus próprios sonhos e torná-los realidades.

Parabéns e Boa noite.

Luciano Barosi
Pró-Reitor de Ensino - UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário